UNIDADE INTERIOR

AR CONDICIONADO TIPO SPLIT UNIDADE INTERIOR UNIDADE INTERIOR MODELO RAD-18RPA RAD-25RPA RAD-35RPA RAD-50RPA RAD-18RPA RAD-25RPA ... hastes ou outros o...

0 downloads 211 Views 196KB Size
AR CONDICIONADO TIPO SPLIT

UNIDADE INTERIOR MODELO RAD-18RPA RAD-25RPA RAD-35RPA RAD-50RPA

PORTUGUÊS

UNIDADE INTERIOR

RAD-18RPA RAD-25RPA RAD-35RPA RAD-50RPA

Instruction manual Page 1~12 To obtain the best performance and ensure years of trouble free use, please read this instruction manual completely. Bedlenungsanleitung Suite 13~24 Bitte lesen Sie diese Bedienungsanleitung aufmerksam durch, um durch richtige Bedienung jahrelangen und störungsfreien Betrieb zu gewährleisten.

Manual de instrucciones Página 49~60 Para obtener el mejor funcionamiento y asegurar años de uso libre de problemas, lea cuidadosamente este manual de instrucciones. Manual de instruções Página 61~72 A m de obter um bom funcionamento e de garantir uma utilização sem falhas durante muitos anos, é favor ler este manual de instruções completamente.

Mode d’emploi Page 25~36 Des performances optimales et un fonctionnement à long terme seront assurés en appliquant les présentes instructions après avoir entièrement lu ce mode d’emploi.

O‰ËÁ›Â XÂÈÚÈÛÌÔ‡ ™ÂÏ›‰ 73~84 °È ÙËÓ ÎχÙÂÚË ‰ÓÙ‹ ‰ÔÛË ÎÈ ÙËÓ ÌÎÚÔÚÓÈ ÎÈ Ú› ÚÔ‚Ï‹ÌÙ Ú‹ÛË ÙË ÛÛ΋ Ù‹, ÚÎÏԇ̠‰È‚¿ÛÙ Ï‹Ú ÙÈ Ô‰ËÁ›Â ÂÈÚÈÛÌÔ‡ ÙË.

Manuale di istruzioni Pag. 37~48 Per garantire la migliore prestazione e la più lunga durataleggere attentamente e al completo le seguanti istruzioni.

Инструкция по эксплуатации стр. 85~96 Для обеспечения наилучших эксплуатационных характеристик и многолетней безотказной работы оборудования необходимо ознакомиться с данной Инструкцией по эксплуатации.

– 61 –

PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA ● ●



Para garantir a utilização correcta da unidade, leia cuidadosamente a secção "Precauções de Segurança" antes de a utilizar. Preste especial atenção aos sinais de " ! Aviso" e " ! Cuidado". A secção "Aviso" contém informações que, se não forem estritamente respeitadas, poderão causar morte ou ferimentos graves. A secção "Cuidado" contém informações que, se não forem respeitadas, poderão originar consequências graves. Respeite todas as instruções para garantir a segurança. Os símbolos têm os seguintes signicados. Proibição.

Ligação à terra. Instruções obrigatórias. ●

Guarde este manual depois de o ler.

PRECAUÇÕES DURANTE A INSTALAÇÃO ● Não reconstrua a unidade.

Se reconstruir a unidade, existe o risco de fuga de água, avaria, curto-circuito ou incêndio. ● Solicite a instalação da unidade ao seu agente de vendas ou a um técnico qualicado.

Se a unidade não for instalada por um técnico qualicado, existe o risco de fuga de água, curto-circuito ou incêndio.

! AVISO

● Utilize uma ligação à terra.

Não coloque o cabo de terra perto de tubagens de água ou gás, condutores de páraraios ou cablagens telefónicas. A instalação incorrecta do cabo de terra poderá originar choques eléctricos. ● Deverá ser instalado um disjuntor, dependendo do local de montagem da unidade. A

não instalação do disjuntor poderá originar perigo de choque eléctrico.

!

● Não instale a unidade perto de locais onde exista gás inamável. Existe risco de incêndio

CUIDADO

da unidade exterior se ocorrerem fugas de gás na sua proximidade. ● Quando instalar a mangueira de drenagem, certique-se de que a água ui livremente.

PRECAUÇÕES DURANTE A MUDANÇA OU MANUTENÇÃO ● Se ocorrer qualquer situação anormal (tal como cheiro a queimado), interrompa

imediatamente o funcionamento da unidade e desligue o disjuntor. Contacte o seu agente. Se continuar a utilizar a unidade, existe o risco de avaria, curto-circuito ou incêndio.

! A V I S O

● Contacte o seu agente para proceder à manutenção. Se a manutenção não for

efectuada por um técnico qualicado, existe o risco de choque eléctrico e incêndio. ● Contacte o seu agente se necessitar de remover e reinstalar a unidade. Se a

unidade não for reinstalada por um técnico qualicado, existe o risco de choque eléctrico ou incêndio. ● Se o cabo de alimentação estiver danicado, terá de ser substituído pelo cabo

especial que poderá ser obtido nos centros de assistência autorizados.

PRECAUÇÕES DURANTE O FUNCIONAMENTO ●



! A V I S O

A exposição continuada ao uxo de ar directo poderá ser prejudicial para a sua saúde.



Não introduza os dedos, hastes ou outros objectos nas entradas ou saídas de ar. A elevada velocidade de rotação dos ventiladores irá causar ferimentos. Antes de proceder à limpeza da unidade, certique-se de que desliga a unidade e o disjuntor.

Não utilize qualquer condutor como o de fusível; isto poderá originar um acidente fatal. ● Desligue a unidade e o disjuntor durante trovoadas.

– 62 –

PRECAUÇÕES DURANTE O FUNCIONAMENTO Este aparelho deve ser utilizado de acordo com as especicações do fabricante e apenas para a nalidade para que foi concebido. ●



Quando utilizar a unidade em conjunto com aparelhos de queima, ventile regularmente a sala para impedir a insuciência de oxigénio. ●



! C U I D A D O





● ●

"DESLIGADO"

Não se apoie na unidade exterior nem coloque objectos sobre esta.

Não coloque um recipiente com água (como um vaso) sobre a unidade interior, para impedir a entrada de pingos de água na unidade. Os pingos de água irão danicar o isolamento existente no interior da unidade e causar curtos-circuitos.





Desligue a unidade e o disjuntor durante a limpeza; o ventilador de alta velocidade existente no interior da unidade poderá causar perigo.

Desligue o disjuntor se não tencionar utilizar a unidade durante um período de tempo prolongado.





Para impedir a ocorrência de curtos-circuitos, não salpique nem direccione água para o corpo da unidade durante a limpeza.

Não utilize aerossóis ou lacas perto da unidade interior. As substâncias químicas emitidas por estes poderão aderir à aleta do inversor e impedir a saída da água condensada para o tubo de drenagem. A água irá pingar para o ventilador tangencial e originará a emissão de salpicos a partir da unidade interior.

"DESLIGADO"



Não direccione o ar frio proveniente do aparelho de ar condicionado para aparelhos de queima domésticos (tais como chaleiras eléctricas, fornos, etc.), pois poderá prejudicar o funcionamento destes.

Certique-se de que a estrutura de montagem exterior está estável, rme e isenta de defeitos. Caso contrário, a unidade exterior poderá cair e causar perigo.





Não tente utilizar a unidade se tiver as mãos molhadas; isto poderá originar um acidente fatal.

Não coloque plantas directamente sob o uxo de ar.

Se utilizar a unidade durante um período de tempo prolongado com a porta e as janelas abertas (com a humidade interior sempre acima dos 80%) e com o deector orientado para baixo ou em movimento automático, poderá originar a condensação de água no deector e a eventual emissão de salpicos. Isto irá molhar o seu mobiliário. Consequentemente, não utilize a unidade nestas condições durante períodos de tempo prolongados. Se a quantidade de calor existente na sala estiver acima da capacidade de arrefecimento ou aquecimento da unidade (por exemplo: se estiverem presentes muitas pessoas, se forem utilizados aquecedores, etc.), não será possível alcançar a temperatura interior programada. Este aparelho não se destina a ser utilizado por crianças ou pessoas com deciências, excepto se devidamente acompanhadas por uma pessoa responsável que saiba como utilizar o equipamento. As crianças devem ser vigiadas para assegurar que não brincam com o aparelho.

– 63 –

PORTUGUÊS



AR CONDICIONADO TIPO MULTI Este aparelho de ar condicionado tipo multi permite ligar várias unidades interiores a uma unidade exterior. Poderá utilizar o número pretendido de unidades interiores.

Combinação de Modos de Funcionamento: Quando está seleccionado um modo de funcionamento:

Uma unidade

Outra unidade

Aquecimento

Desumidicação

Arrefecimento

Circulação (ventilador)



A unidade interior que foi ligada em primeiro lugar continua a funcionar, mas as outras unidades interiores ligadas posteriormente não funcionam enquanto o indicador estiver aceso.



Para reiniciar uma unidade interior que tenha sido ligada posteriormente, pare a unidade interior que foi ligada em primeiro lugar, altere o modo de funcionamento e reinicie o funcionamento.

Durante o funcionamento automático: ●

Quando o modo de aquecimento estiver seleccionado automaticamente para a primeira unidade interior, a unidade interior seguinte também começará a funcionar no modo de aquecimento. Além disso, se o modo de arrefecimento ou desumidicação estiver seleccionado automaticamente para a primeira unidade interior, a unidade interior seguinte também começará a funcionar no modo de arrefecimento ou desumidicação.

Unidades Interiores Paradas: Quando uma unidade interior é utilizada no modo de arrefecimento, aquecimento ou desumidicação, é possível que consiga escutar o uxo do refrigerante numa unidade interior parada ou que uma unidade interior parada que quente. Isto acontece porque a unidade interior devolve o refrigerante à unidade exterior para car pronta para ser utilizada.

Ajustar o Número de Unidades Interiores: Deverá diminuir o número de unidades interiores a utilizar quando está muito calor ou muito frio, ou quando pretende alcançar rapidamente a temperatura programada.

– 64 –

NOME E FUNÇÃO DE CADA COMPONENTE UNIDADE INTERIOR

Compartimento eléctrico

Saída de ar

Filtro Entrada de ar

MODELO

LARGURA (mm)

ALTURA (mm)

PROFUNDIDADE (mm)

RAD-18RPA/RAD-25RPA/ RAD-35RPA/RAD-50RPA

750

235

400

– 65 –

PORTUGUÊS

NOME DO MODELO E DIMENSÕES

Nota ● A amplitude térmica recomendada para testes de segurança deve situar-se dentro dos valores abaixo indicados: Arrefecimento

Interior Exterior

Aquecimento

Mínimo

Máximo

Mínimo

Ar seco °C

21

32

20

Máximo 27

Ar húmido °C

15

23

12

19

Ar seco °C

21

43

2

21

Ar húmido °C

15

26

1

15

DISJUNTOR Quando não utilizar o aparelho de ar condicionado, desligue o disjuntor.

UTILIZAÇÃO EFICIENTE DO APARELHO DE AR CONDICIONADO 1. Recomendamos que programe uma temperatura interior intermédia; além de ser mais saudável, também é mais económica. • O aquecimento ou arrefecimento excessivo não é saudável. Além disso, irá originar o aumento do consumo de energia eléctrica. • Feche as cortinas ou persianas para impedir a entrada ou a saída de calor e para reduzir o consumo de energia eléctrica. 2. Abra regularmente portas e janelas para permitir a entrada de ar fresco.

! CUIDADO

Se utilizar o aparelho de ar condicionado em conjunto com outros tipos de dispositivos de aquecimento, certique-se de que a divisão tem uma ventilação adequada.

3. Recomendamos que utilize o temporizador antes de se ir deitar ou de sair de casa.

4. Não utilize os produtos seguintes para limpeza das unidades interiores e exteriores. • A utilização de benzina, diluente e esfregões pode danicar as superfícies ou revestimentos de plástico. • A utilização de água quente a mais de 40°C pode encolher o ltro e deformar as peças de plástico. 5. Não bloqueie as entradas e saídas de ar. • Não bloqueie as entradas e saídas de ar das unidades interiores e exteriores com cortinas ou outros objectos que possam degradar o desempenho do aparelho de ar condicionado e originar a falha da unidade.

– 66 –

frio

que

nte

CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO RECOMENDADAS

Temperatura Interior Adequada

Montar cortinas ou persianas

Estas permitem reduzir a entrada de calor na divisão através das janelas.

! Aviso A regulação de temperaturas demasiado baixas é prejudicial para a saúde e representa um desperdício de energia eléctrica.

Ventilação

Utilização Eficaz do Temporizador

! Cuidado Não mantenha a divisão fechada durante períodos de tempo prolongados. Abra regularmente portas e janelas para permitir a entrada de ar fresco.

Regulação da Temperatura Adequada para Bebés e Crianças

Não se Esqueça de Limpar o Filtro de Ar A acumulação de poeiras no ltro de ar irá reduzir o uxo de ar e a eciência do arrefecimento. Limpe o ltro quinzenalmente para impedir o desperdício de energia eléctrica.

Preste atenção à temperatura interior e à direcção do uxo de ar quando utilizar a unidade em divisões onde se encontrem bebés, crianças e pessoas idosas com diculdades de locomoção.

– 67 –

PORTUGUÊS

Durante a noite, regule as horas para ligar e desligar o temporizador de acordo com a hora em que acorda de manhã. Isto permitir-lhe-á desfrutar de uma temperatura interior sempre confortável. Utilize o temporizador ecientemente.

INFORMAÇÕES PARA OS UTILIZADORES

O Ar Condicionado e Fontes de Calor na Divisão ! Cuidado Se a quantidade de calor existente na sala estiver acima da capacidade de arrefecimento ou aquecimento do ar condicionado (por exemplo: se estiverem presentes muitas pessoas, se forem utilizados aquecedores, etc.), não será possível alcançar a temperatura interior programada.

Períodos de Inactividade Longos Quando não tencionar utilizar a unidade interior durante um período de tempo prolongado, desligue-a da corrente eléctrica. Se a unidade permanecer ligada à corrente, o funcionamento dos circuitos de controlo da unidade interior continuará a consumir cerca de 10W, mesmo com a unidade desligada.

DESLIGAR

Durante a Ocorrência de Trovoadas ! Aviso Para proteger a unidade durante a ocorrência de trovoadas, interrompa o funcionamento da unidade e desligue-a da corrente eléctrica.

Interferência de Electrodomésticos

Lâmpada uorescente tipo inversor

! Cuidado Para evitar interferências, coloque a unidade interior e o controlo remoto a uma distância mínima de 1m de outros electrodomésticos.

Colocar a uma distância mínima de 1m para impedir interferências.

– 68 –



MANUTENÇÃO



! AVISO Antes de efectuar qualquer operação de limpeza, interrompa o funcionamento da unidade com o controlo remoto e desligue o disjuntor.

● ● ● ●

! CUIDADO Não permita que a unidade entre em contacto com água; caso contrário, poderão ocorrer choques eléctricos. Contacte o seu agente de vendas se necessitar de limpar o interior do aparelho de ar condicionado. Não utilize detergentes para limpar o permutador de calor da unidade interior. Se o zer, poderá causar a falha da unidade. Utilize luvas para não ferir as mãos nas aletas do permutador de calor quando o aspirar.

1. FILTRO DE AR Limpe o ltro de ar, responsável por impedir a entrada de poeiras na divisão. Deve limpar o ltro quinzenalmente para impedir o aumento desnecessário do consumo de energia eléctrica.

PROCEDIMENTO Filtro

Puxe o ltro pelo centro até que este se separe dos respectivos suportes. Em seguida, remova-o dos suportes (consulte o diagrama).

2

Aspire o ltro de ar. Se existir demasiada poeira acumulada, lave o ltro com um detergente neutro. Depois de aplicar um detergente neutro, enxagúe cuidadosamente com água limpa e deixe secar à sombra.

3

Puxar

Filtro Unidade interior Suportes

Suportes

Monte o ltro. Introduza cuidadosamente o ltro nos suportes.

! CUIDADO Não lave o ltro em água quente a mais de 40°C. O ltro poderá encolher. ● Durante a lavagem, agite o ltro para remover a água em excesso e deixe-o secar à sombra. Se expuser o ltro à luz solar directa, este poderá encolher. ● Não utilize o aparelho de ar condicionado sem o ltro. Isto poderá permitir a entrada de poeira na unidade e a ocorrência de avarias. ●

– 69 –

PORTUGUÊS

1

INSPECÇÃO REGULAR OS ASPECTOS SEGUINTES DEVEM SER VERIFICADOS SEMESTRAL OU ANUALMENTE POR TÉCNICOS QUALIFICADOS. CONTACTE O SEU AGENTE DE VENDAS OU LOJA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.

1

O o de ligação à terra está desligado ou partido?

2

A estrutura de montagem tem ferrugem e a unidade exterior está inclinada ou instável?

A cha do cabo de alimentação está correctamente ligada à tomada? (Certique-se de que não existem folgas).

3 Conrmar

SERVIÇO PÓS-VENDA E GARANTIA QUANDO SOLICITAR MANUTENÇÃO, VERIFIQUE OS SEGUINTES PONTOS. CONDIÇÃO

VERIFIQUE OS SEGUINTES ASPECTOS ● ●

Quando não funciona

● ●

Quando o arrefecimento não é adequado Quando o aquecimento não é adequado

● ● ● ●

O fusível está em condições? A tensão está extremamente alta ou baixa? O disjuntor está ligado? O ltro de ar está limpo? A unidade exterior está exposta à luz solar directa? O uxo de ar da unidade exterior está obstruído? Existem portas ou janelas abertas, ou outra fonte de calor na divisão? A temperatura regulada é adequada?

Notas ●



No modo de funcionamento silencioso, ou durante a paragem da unidade, os fenómenos seguintes poderão ocorrer ocasionalmente. A ocorrência destes fenómenos não é indicativa de problemas de funcionamento. (1) Emissão de um ligeiro ruído de uxo do refrigerante durante o ciclo de arrefecimento. (2) Emissão de um ligeiro ruído pela estrutura do ventilador, à medida que esta aquece gradualmente após a paragem da unidade. O aparelho de ar condicionado poderá emitir algum odor originado pela acumulação do cheiro emitido pelo fumo do tabaco, preparação de alimentos, produtos de cosmética, etc. Para reduzir este odor, o ltro de ar e o evaporador devem ser limpos regularmente.



Contacte o seu agente de vendas imediatamente se o aparelho de ar condicionado continuar a não funcionar normalmente depois de ter efectuado as inspecções indicadas acima. Indique ao seu agente o modelo, o número de produção e a data de instalação da unidade. Forneça-lhe igualmente uma descrição da avaria.



A fonte de alimentação deve ter a tensão nominal indicada; caso contrário, a unidade poderá avariar ou não alcançar a capacidade especicada.

– 70 –

Nota: Durante a ligação do equipamento, poderá ocorrer uma breve utuação na intensidade da luz, especialmente se utilizar interruptores equipados com reóstatos. Isto não indica uma avaria. Deverá respeitar as condições da Empresa de Distribuição de Electricidade.

NOTAS ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ – 71 –

PORTUGUÊS

................................................................................................................................................................

NOTAS ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................................ – 72 –